Go to the content

Samuel Renner

Recent content

RSS Feed

Blog

No one following this article yet.

Limpeza

No one following this article yet.

Mitos e Verdades - Sobre Acne

Rosácias são relacionadas à acne - Mito

Rosácea é uma doença da pele da face humana, que se caracteriza por manchas eritematosas e vasculite formando telangiectasias em peles oleosas. Pode infeccionar e criar pústulas e abcessos. Por esta razão é também conhecida como “acne rosácea”.

Cremes podem ajudar a combater a Acne – Depende

A maioria dos cremes hidratantes pode acabar piorando o problema da Acne, pois aumentam o nível de oleosidade da pele, favorecendo o aparecimento das espinhas. Somente cremes especiais como Oxinova ajudam a reduzir a incidência das espinhas pois são desenvolvidos com ação antibacteriana, além de não aumentar o nível de óleo da pele.

Acne é problema de adolescente - Mito

Em adolescente, o problema é bem mais comum, devido a mudanças hormonais comuns nessa idade, mas a acne pode aparecer em outras etapas da vida também. Em geral, após os trinta anos, as pessoas apresentam uma grande diminuição do quadro de acne, ou nunca mais voltar a sofrer com espinhas. Porém, a acne pode piorar a qualquer hora por diversos motivos. Crianças também podem apresentar acne, embora seja menos comum.

Podemos eliminar a acne lavando o rosto mais frequentemente - Depende

Lavar o rosto regularmente é a coisa certa a se fazer para evitar o acúmulo de células mortas e controlar o nível de oleosidade da pele – e isso pode, sim, ajudar no combate à acne. Porém, em excesso, a limpeza da pele pode ser prejudicial. Lavar o rosto excessivamente, esfregar a pele com força ou mesmo utilizando sabonetes e produtos inadequados pode até estimular a produção de óleo, piorando sua acne. Lavar o rosto com água e sabão especializado para pele, duas vezes ao dia, é o recomendado. Sempre utilizar uma toalha macia e enxugar delicadamente o rosto.     

Espremer espinhas e cravos vai ajudar a combatê-los - Mito

Embora espremer uma espinha possa ser a solução imediata em alguns casos, isso não ajudará a combater a acne. Além disso, uma espinha mal espremida pode infeccionar, aumentando de tamanho, ou mesmo deixar uma cicatriz no local. Não é recomendado espremer espinhas ou cravos, e isso não ajudará a eliminar o problema, mas se você for fazê-lo assim mesmo, o ideal é estar com as mãos limpas e a pele preparada. Leia mais em como espremer espinhas adequadamente.

Pílula anticoncepcional melhora acne - Depende

Os anticoncepcionais orais reduzem os níveis sanguíneos de androgênios e, desta forma, podem colaborar para diminuir a gravidade da acne. Por outro lado, como não existem verdades absolutas na medicina, em algumas raras mulheres a acne pode ser um efeito colateral da pílula.

Estresse piora acne - Verdade

Embora o estresse sozinho não cause acne, com certeza ele pode piorar o quadro da acne já existente. Isso se deve ao fato do estresse estar diretamente relacionado com determinados hormônios que podem afetar a pele. O nível normal de estresse em geral é inofensivo, mas para pessoas mais estressadas ou ansiosas, pode ser outro fator a ser considerado na hora de combater as espinhas.

Acne é causada por sujeira - Mito

A sujeira na superfície da pele ou a pele oleosa não são o problema. A causa da acne é uma combinação de inúmeros fatores. Mesmo os cravos pretos não são sujeira acumulada na pele, e sim a cor das células mortas presentes no poro. Mas não pode descuidar da higiene por causa disso: A presença de bactérias pode favorecer o aparecimento de outras doenças de pele, por isso, use Lift X para limpeza de pele, que ajuda a manter a assepsia da pele.