Go to the content

Piso Salarial

No one following this article yet. 2 views

O salário tem como referência, a renumeração paga ao trabalhador de forma periódica. Isto ocorre devido à prestação de um serviço profissional em uma empresa, conforme o seu cargo. Diante disso, quando um cidadão presta um serviço está definido no território brasileiro que o seu rendimento não deve ser menor que o Piso Salarial, assim a renda mínima deste trabalhador independente da sua profissão ou cargo deve ser paga por mínimo de 40 horas de trabalho semanal.

O Piso Salarial é fixado pelo Governo de acordo com os cálculos da necessidade mensal média de um trabalhador, para que ele garanta o sustento da sua família, assim como a riqueza na qual todos trabalhador irão gerar para a nação.

O Estado também possui compromisso para que o Piso Salarial sofra alterações, por isto, ele altera conforme o cenário mundial.

Demonstrativo de Piso Salarial - Em relação ao valor do Piso Salarial ele não pode ser diminuído, porém, só em casos de crise na situação financeira do Seguro Desemprego, com aprovação do povo através de plebiscito e referendo do Sendo.

SALÁRIO, PISO SALARIAL E RENUMERAÇÃO

O salário é a contraprestação que o trabalhador recebe no final do mês pelo seu trabalho prestado ao empregador.

Desta forma, o salário engloba o próprio salário-base (piso da categoria ou salário maior, discutido individualmente ou coletivamente pela empresa com o trabalhador) e os acréscimos de salário (porque tem a natureza de contraprestação pelo serviço), como as horas-extras, adicionais de insalubridade, seguro desemprego e comissões.

PISO SALARIAL

O piso é o menor salário (salário mínimo) que uma determinada categoria profissional pode receber pela sua jornada de trabalho, diante disso, é preciso que ele seja superior ao salário-mínimo nacional (ou estadual, se houver). Mas para situações que o piso da categoria é menor que o mínimo do Estado, fica válido o salário-mínimo 2020 porque ele é mais benéfico ao trabalhador, por isto, ele tem como referência uma categoria profissional.

RENUMERAÇÃO

A renumeração é o que o funcionário irá receber ao final do mês, ou seja, além do salário, outros valores recebidos pela empresa como horas extras, adicional noturno, adicional de periculosidade, insalubridade, seguro desemprego, comissões, percentagens, gratificações, diárias para viagem entre outras.

CARGOS E SALÁRIOS

Os salários são caracterizados conforme os cargos, por isto eles podem englobar os cargos de:

  • Administração, Vendas e Finanças.
  • Assistentes e Auxiliares.
  • Analistas
  • Assessores e Consultores.
  • Diretores e Gerentes.
  • Estagiários.
  • Ocupações de nível superior.
  • Operacional
  • Supervisão/Coordenação.
  • Técnicos e Especialistas.