Go to the content

O que estudar para as provas do ENEM?

No one following this article yet.

Ano passado o Enem 2007 foi realizado dia 26 de agosto. Até hoje creio que todos os estudantes que realizaram as provas tenham recebido o boletim individual com a sua nota da prova e redação do Enem 2007. Os que foram bem, se tornam aptos a receber bolsas do PROUNI, uma excelente ajuda para ingressar em uma faculdade.

Diferentemente das provas que a maioria dos alunos estão acostumados, o exame do Enem possui questões que priorizam o raciocínio crítico e analítico. Isso quer dizer que não adianta decorar livros de português, geografia, história e assim vai... O que vai trazer as respostas para todas as questões do Enem 2008, Enem 2009 e Enem 2010 é aquele seu real interesse em aprender aquela matéria chata que foi estudada no segundo e terceiro ano do ensino médio.

A escola não ensina ninguém a pensar, elas apenas dão a matéria a ser estudada, uma rápida explicação e provas, atrás de provas. Isso ajuda muito o aluno, mas quem decide que vai ser alguém na vida é você.

Para você ir bem no Enem só precisa demonstrar que possui as seguintes competências:

Domínio de linguagens: Saiba expressar os seus pensamentos de uma forma clara e correta. Caso domine a norma culta da língua portuguesa e faz bom uso da linguagem matemática, já é um excelente pacote para se destacar entre os milhões de brasileiros. É um dos requisitos principais para alunos que desejam se inscrever no Inglês sem Fronteiras.

Raciocínio: Uma habilidade que não pode faltar de maneira alguma. Você sempre vai precisar organizar, selecionar, interpretar e explicar as informações com as suas palavras de diferentes formas. Isso não é só durante o Enem, mas leva isso como uma vantagem para a vida toda. Tenha como exemplo um jogador de xadrez quando está em uma partida de cinco minutos. Cada segundo que perde pensando, é mais um segundo próximo da derrota. Quem dar xeque mate primeiro ganhar e quando o tempo de cinco minutos de ambos os jogadores acabarem, um perde.

Argumentando: O peixe morre pela boca. Esse ditado é verdadeiro. Tudo o que nos leva a vencer na vida é o que falamos e o que conhecemos e sabemos fazer. Se você conseguiu convenceu seu pai a comprar aquele potente notebook que sempre queria, durante a sua vida pode convencer várias outras pessoas, sobre assuntos diversificados. Saiba relacionar informações, representa-las, ter ideias e muito conhecimento. Construir argumentação consistente é primordial para o Enem. É uma das competências mais importantes para futuros advogados e juristas, pois trata-se de uma profissão em que convencer é muito importante.

Compreensão de fenômenos: Fenômeno não é aquele cão que possui um olho de cada cor. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas, isso sim prova que você é capaz de raciocinar e interligar os conteúdos que viu e adquiriu os devidos conhecimentos em todas as disciplinas aprendidas.

Com todas essas informações e dicas para passar saber as respostas das questões do Enem 2008, você já deve ter aprendido o X da questão.