Go to the content

Abono Salarial em 2016 pode ser cortado

No one following this article yet.

O benefício PIS abono salarial é um dos mais importantes benefícios trabalhistas pagos ao trabalhador brasileiro. Esse benefício é pago todos os anos pela caixa econômica federal em parceria com o Ministério do trabalho, pago com recursos do fundo de amparo ao trabalhador – FAT. Muita gente, entretanto, está apreensiva com a possibilidade que em 2016 o abono salarial seja extinto, pois o governo já anunciou que vai faltar dinheiro para fechar as contas. E agora: há motivos para temer o fim do abono salarial do trabalhador ou isso é um medo infundado. Confira a seguir o que vai acontecer com o PIS 2017, e quem terá o benefício cortado no próximo ano, para já ir se preparando.

Fim do PIS 2016

Em primeiro lugar, não há motivos para ficar alarmado: o PIS não deve ser cortado pelo menos não até 2016. Esse benefício é muito antigo, e uma das conquistas mais importantes no que diz respeito a direito trabalhista do brasileiro, e não há, pelo menos por enquanto, nenhum indício ou sinal que o Governo esteja planejando o fim desse benefício tão importante.

Segundo a regra atual do abono salarial do trabalhador, para receber o Abono PIS 2017, é necessário que o empregado se enquadre nas seguintes características:

  • É necessário que ele receba uma remuneração mensal de no máximo 2 salários mínimos. Se o salário dele foi, no ano anterior, por parte do ano menor que essa faixa, e depois de receber um aumento, passou desse limite, conta nesse caso, a média do salário nos meses trabalhados para o cálculo do PIS;
  • É preciso que o trabalhador tenha contribuído trabalhando com carteira assinada por pelo menos 30 dias do ano anterior para poder receber o abono salarial pis caixa 2016;
  • Outra exigência feita é que o trabalhador já tenha inscrição no PIS há mais de 5 anos, ou seja, precisa ter carteira de trabalho por mais de 5 anos. Só terão direito quem se enquadrar nessa regra, pois se não tiver a CTPS por 5 anos, precisa esperar.

As regras acima são necessárias de se cumprir para quem tem direito de sacar o PIS 2017.

Para realizar o saque do PIS 2016, é necessário se dirigir a uma agência da caixa econômica federal com o seu cartão do cidadão em mãos e um documento de identificação com foto. O valor do PIS é de 1 salário mínimo e as datas de pagamento variam de pessoa para pessoa, por isso é fundamental consultar antes o calendário do PIS 2017, para saber qual será a sua data de pagamento.