Go to the content
or

Debian

Full screen
 RSS feed

Blog

September 4, 2015 11:48 , by Unknown - | No one following this article yet.

Abono Salarial em 2016 pode ser cortado

October 14, 2015 12:37, by Regina Silva

O benefício PIS abono salarial é um dos mais importantes benefícios trabalhistas pagos ao trabalhador brasileiro. Esse benefício é pago todos os anos pela caixa econômica federal em parceria com o Ministério do trabalho, pago com recursos do fundo de amparo ao trabalhador – FAT. Muita gente, entretanto, está apreensiva com a possibilidade que em 2016 o abono salarial seja extinto, pois o governo já anunciou que vai faltar dinheiro para fechar as contas. E agora: há motivos para temer o fim do abono salarial do trabalhador ou isso é um medo infundado. Confira a seguir o que vai acontecer com o PIS 2017, e quem terá o benefício cortado no próximo ano, para já ir se preparando.

Fim do PIS 2016

Em primeiro lugar, não há motivos para ficar alarmado: o PIS não deve ser cortado pelo menos não até 2016. Esse benefício é muito antigo, e uma das conquistas mais importantes no que diz respeito a direito trabalhista do brasileiro, e não há, pelo menos por enquanto, nenhum indício ou sinal que o Governo esteja planejando o fim desse benefício tão importante.

Segundo a regra atual do abono salarial do trabalhador, para receber o Abono PIS 2017, é necessário que o empregado se enquadre nas seguintes características:

  • É necessário que ele receba uma remuneração mensal de no máximo 2 salários mínimos. Se o salário dele foi, no ano anterior, por parte do ano menor que essa faixa, e depois de receber um aumento, passou desse limite, conta nesse caso, a média do salário nos meses trabalhados para o cálculo do PIS;
  • É preciso que o trabalhador tenha contribuído trabalhando com carteira assinada por pelo menos 30 dias do ano anterior para poder receber o abono salarial pis caixa 2016;
  • Outra exigência feita é que o trabalhador já tenha inscrição no PIS há mais de 5 anos, ou seja, precisa ter carteira de trabalho por mais de 5 anos. Só terão direito quem se enquadrar nessa regra, pois se não tiver a CTPS por 5 anos, precisa esperar.

As regras acima são necessárias de se cumprir para quem tem direito de sacar o PIS 2017.

Para realizar o saque do PIS 2016, é necessário se dirigir a uma agência da caixa econômica federal com o seu cartão do cidadão em mãos e um documento de identificação com foto. O valor do PIS é de 1 salário mínimo e as datas de pagamento variam de pessoa para pessoa, por isso é fundamental consultar antes o calendário do PIS 2017, para saber qual será a sua data de pagamento.



Cortes no Bolsa Famílias 2016 podem ocorrer

September 22, 2015 17:59, by Regina Silva

Durante a atual crise que o país tem enfrentado, todos esperávamos que uma hora ou outra, alguns cortes no orçamento do Governo Federal fossem ocorrer, e parece que a próxima vítima pode ser a menina dos olhos do Governo, o benefício Bolsa Família, que segundo reportagem da Revista VEJA, já pode ter recebido corte de 800 mil famílias desde o início do ano. Mas o que esperar para esse benefício em 2016? Qual é o futuro desse benefício que é a maior fonte de renda de muitos brasileiros que vivem na linha da pobreza? Confira mais a seguir e descubra qual o futuro que aguarda essas pessoas.

Entenda mais sobre os cortes

Até agora, o Governo tem negado a possibilidade de cortes no calendario bolsa familia 2017, e mesmo negado que tenha havido qualquer corte no programa durante o período de 2015. Acontece que nesse mês, no dia 14 de setembro, reportagem da revista VEJA mostrou que, segundo dados do próprio Governo Federal, já poderiam ter havido cortes de 800 mil famílias no programa. Segundo a reportagem, o programa serviria, em dezembro de 2014 a pelo menos 14 milhões de famílias, e em julho desse ano, o número tinha caído para 13,2 milhões de famílias, o que seria uma queda de até 800 mil benefícios.

Acontece que os dados usados nessa matéria foram os publicados pelo próprio Governo Federal. No portal da Caixa Econômica Federal, você pode consultar o número de beneficiários do programa, e os dados usados para fazer a matéria foram justamente os divulgados no site da Caixa. Curiosamente, pouco depois de ter divulgado a reportagem, a página que exibia o número de beneficiários do programa, teria saído do ar, e voltado somente 2 dias depois, com dados bem diferentes: dessa vez divulgado que o número de famílias beneficiadas pelo programa seria de 13,8 milhões, uma meta praticamente estável, se comparada ao final do ano passado.

Seria possível que o Governo Federal tivesse de fato em apenas 2 dias cadastrado 600 mil famílias, seria o número anterior um erro grosseiro na divulgação dos dados do Programa, ou seria uma mentira deslavada, para negar os cortes do Bolsa família e rebater as críticas da mídia? Pois qualquer uma das 3 hipóteses sendo verdadeiras denota um descuidado em relação a esse programa social, que é tão importante para famílias brasileiras. Além disso, outra mudança que pode ocorrer é nos valores pagos ao bolsa família: Será que o Governo Federal, em tempo de ajuste fiscal tão profundo, teria condições de promover um reajuste nos valores na virada do ano, ou ficaria só na promessa? Existe uma real possibilidade de que o reajuste da Bolsa fique abaixo da inflação, que anda tão alta por aqui.



O que estudar para as provas do ENEM?

September 18, 2015 13:49, by Regina Silva

Ano passado o Enem 2007 foi realizado dia 26 de agosto. Até hoje creio que todos os estudantes que realizaram as provas tenham recebido o boletim individual com a sua nota da prova e redação do Enem 2007. Os que foram bem, se tornam aptos a receber bolsas do PROUNI, uma excelente ajuda para ingressar em uma faculdade.

Diferentemente das provas que a maioria dos alunos estão acostumados, o exame do Enem possui questões que priorizam o raciocínio crítico e analítico. Isso quer dizer que não adianta decorar livros de português, geografia, história e assim vai... O que vai trazer as respostas para todas as questões do Enem 2008, Enem 2009 e Enem 2010 é aquele seu real interesse em aprender aquela matéria chata que foi estudada no segundo e terceiro ano do ensino médio.

A escola não ensina ninguém a pensar, elas apenas dão a matéria a ser estudada, uma rápida explicação e provas, atrás de provas. Isso ajuda muito o aluno, mas quem decide que vai ser alguém na vida é você.

Para você ir bem no Enem só precisa demonstrar que possui as seguintes competências:

Domínio de linguagens: Saiba expressar os seus pensamentos de uma forma clara e correta. Caso domine a norma culta da língua portuguesa e faz bom uso da linguagem matemática, já é um excelente pacote para se destacar entre os milhões de brasileiros. É um dos requisitos principais para alunos que desejam se inscrever no Inglês sem Fronteiras.

Raciocínio: Uma habilidade que não pode faltar de maneira alguma. Você sempre vai precisar organizar, selecionar, interpretar e explicar as informações com as suas palavras de diferentes formas. Isso não é só durante o Enem, mas leva isso como uma vantagem para a vida toda. Tenha como exemplo um jogador de xadrez quando está em uma partida de cinco minutos. Cada segundo que perde pensando, é mais um segundo próximo da derrota. Quem dar xeque mate primeiro ganhar e quando o tempo de cinco minutos de ambos os jogadores acabarem, um perde.

Compreensão de fenômenos: Fenômeno não é aquele cão que possui um olho de cada cor. Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas, isso sim prova que você é capaz de raciocinar e interligar os conteúdos que viu e adquiriu os devidos conhecimentos em todas as disciplinas aprendidas.

Argumentando: O peixe morre pela boca. Esse ditado é verdadeiro. Tudo o que nos leva a vencer na vida é o que falamos e o que conhecemos e sabemos fazer. Se você conseguiu convenceu seu pai a comprar aquele potente notebook que sempre queria, durante a sua vida pode convencer várias outras pessoas, sobre assuntos diversificados. Saiba relacionar informações, representa-las, ter ideias e muito conhecimento. Construir argumentação consistente é primordial para o Enem. É uma das competências mais importantes para futuros advogados e juristas, pois trata-se de uma profissão em que convencer é muito importante.

Com todas essas informações e dicas para passar saber as respostas das questões do Enem 2008, você já deve ter aprendido o X da questão.



Calendário do PIS 2016

September 4, 2015 20:32, by Regina Silva

Nesse momento de recessão técnica que o país está passando, mais do que nunca o trabalhador brasileiro precisa contar com os benefícios assistenciais do trabalho, e um dos mais importantes é o PIS. Esse benefício funciona como um décimo quarto salário, e é dado aos trabalhadores que recebam até 2 salários mínimos mensais em média. Muita gente está se perguntando se a crise vai afetar o pagamento desse benefício, por isso sente aí e confira tudo sobre os pagamentos do PIS 2018.

Quem pode receber o PIS 2016

abono salarial PIS 2018 é um benefício do trabalho pago a todos os empregados brasileiros que se enquadrem nos 3 requisitos descritos abaixo:

  • É necessário ter cadastro no Número de Inscrição Social (NIS) há 5 anos ou mais. Não é necessário, entretanto, que esses 5 anos tenham sido trabalhados para ter direito ao benefício, apenas ter a inscrição durante 5 anos para passar a ter direito ao benefício;
  • A remuneração do empregado não pode exceder o limite mensal de 2 salários mínimos. Se o trabalhador foi empregado durante todo o ano base, será contado a média do salário dos meses e não os meses individualmente. Assim, se em algum mês a remuneração for aumentada, não importa, desde que a média permaneça abaixo dos dois salários mínimos para receber o PIS;
  • No ano anterior – que é o ano base, para a tabela do PIS, é necessário que o trabalhador tenha sido empregado por pelo menos 30 dias consecutivos com carteira assinada para ter direito ao benefício.

Como Sacar o PIS

O saque do PIS pode ser feito em qualquer agência bancária da Caixa Econômica Federal ou loja lotérica, tendo em mãos o seu cartão do cidadão. O benefício é sacado em parcela única, e os pagamentos são feitos de acordo com a data de nascimento do empregado. Para receber o seu cartão do cidadão, você precisa solicitá-lo em uma agência da Caixa, portando documento de identidade, carteira de trabalho e comprovante de residência. O cartão é feito em cerca de 30 dias, e precisa ser retirado em uma agência da Caixa.

Para saber se você tem direito ao benefício, você pode consultar o PIS online, pela agência onde saca o benefício ou mesmo em uma loja lotérica, basta ter em mãos o seu cartão do cidadão e solicitar ao atendente as datas de pagamento do seu benefício. No caso da consulta online do PIS, você precisará criar uma conta no portal do cidadão, o serviço online de consulta a benefícios sociais oferecido pela Caixa Econômica Federal. Esse portal apresenta as principais informações sobre o FGTS, Seguro Desemprego, Bolsa Família, e até a tabela PIS de pagamentos do benefício, para você não se perder e deixar o benefício sem ser sacado.

Lembrando que os saques do benefício precisam ser feitos até o dia 30 de junho de cada ano, ou serão perdidos definitivamente pelo beneficiário, por estar em inatividade. Não é possível sacar os benefícios que tenham ficado pendentes de anos anteriores, mesmo que o usuário tivesse direto a eles, depois do prazo de saque do PIS.



Como funciona o Bolsa Família?

September 4, 2015 12:08, by Regina Silva

Garanto que você já ouviu falar no beneficio social chamado bolsa família, esse benefício e um dos mais difundidos do Brasil, e a proposta do mesmo e acabar com a extrema pobreza do pais, e contribuir para que crianças não tenham que abandonar a escola para ajudar trabalhando e complementando a renda dos seus pais, com isso acaba combatendo os índices de analfabetismo do Brasil, e desenvolvendo o pais, ao menos em teoria deveria funcionar assim, se condiz com a realidade ou não é outra história e não vem ao caso no momento.

Quem tem direito ao beneficio?

Diversas são as dúvidas de quem direito ao bolsa família, muitos brasileiros deixam de recebem esse auxilio mensal por não saber se tem direito ao mesmo, saiba então quem tem direito ao bolsa família.

Para que você tenha direito ao bolsa família primeiramente e necessário que você esteja cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais, ou também como e chamado (CadÚnico), esse processo deve ser feito no seu município, e será necessário também que você leve juntamente os documentos de identificação do seu quadro familiar, o titular do programa deverá levar o seu CPF ou o título de eleitor, normalmente e solicitado que o titular do programa seja a esposa. Assim que cadastrado no CadÚnico e necessário procurar a prefeitura do seu município e informar o seu CadÚnico para assim pode participar do bolsa família. 

O Bolsa Família 2017 é destinado para famílias em situações de extrema pobreza. Criado pelo governo com intuito de ajudar financeiramente essas famílias com uma pequena quantia em dinheiro, assim gerando ao menos um pouco de bem-estar para os membros da mesma.

Apesar de estar em vigor a alguns anos, uma boa parcela da população não se cadastra por não ter acesso a informação, e assim não conhecer as normas do programa, quem tem direito ao acesso e etc. Por não saber dessas coisas essa parcela acaba por não se cadastrar no benefício que poderia ajudar e muito os membros dessa família. 

Em resumo a proposta do Bolsa Família visa combater a pobreza, promover a inclusão social dos mais necessitados, combater a fome, educação e acesso a serviços públicos como postos de saúde e demais.

Como receber o benefício

Para receber o bolsa família primeiramente você irá precisar possuir o cartão bolsa família, e devera se deslocar até uma agência da caixa, lotérica conveniada caixa, outro qualquer posto de atendimento Caixa Aqui, munido do seu cartão, e do documento do titular da conta, quem deverá fazer o saque e o titular da conta, e necessário também ficar atendo ao calendário bolsa família 2017 para que você saiba quais são as datas para realizar os saques, e não perca seu beneficio acumulando o mesmo. Vale lembrar que quem acumular 3 meses seguidos o valor, acaba por perder o beneficio pois o governo interpreta que essa família não necessita mais do auxilio bolsa família.