Go to the content
RSS Feed

Blog

No one following this article yet.

Como são distribuídas as vagas na educação

No one following this article yet.

O Sisutec é um sistema de seleção. Sendo assim, o sistema classifica as melhores notas inscritas em determinado curso e em determinada instituição. Por isso, o aluno que obter maior nota no Enem terá mais chances de passar no curso de sua preferência. O Sisutec Cursos realiza a primeira chamada com os alunos que foram selecionados por obterem a maior nota em determinado curso. Como muitos passam na segunda opção, ou desistem de realizar o curso técnico gratuito, há a possibilidade de haver mais de uma chamada de selecionados. Se mesmo com as duas chamadas restarem vagas, é aberta uma nova inscrição, chamada de Vagas Remanescentes. Este processo é diferenciado, pois os alunos não precisam ter realizado a prova do Enem e a seleção é feita diretamente.

Seleções no Sisutec Cursos 2016

O Sisutec 2016 disponibiliza um sistema eletrônico de seleção, considerando as melhores notas de alunos inscritos nos cursos como critério de seleção. A seleção no Sisutec não é única e pode ser realizada em até três chamadas. Após a primeira chamada, é realizada uma nova chamada, caso sobrem vagas nos cursos (o que geralmente é comum). Concorrem na segunda chamada todos aqueles inscritos que não tiveram aprovação em sua primeira opção de curso, bem como todos aqueles que não foram selecionados na primeira chamada em nenhuma opção de curso. Caso sobrem vagas após terminado o período de inscrição, é aberto o período de inscrição de vagas remanescentes, que podem participar alunos que concluíram o ensino médio e que até mesmo não realizaram a prova do Enem. 

Sisutec

Da mesma forma são realizadas as inscrições do Pronatec, que não levam em consideração as notas do Enem. O Pronatec é um programa de vagas para o ensino técnico semelhante ao Sisutec, mas voltado para alunos que ainda não tenham completado o ensino médio.

Vagas Remanescentes Sisutec

As vagas remanescentes Sisutec ocorrem após os dois processos de chamada dos inscritos ter sido realizado. Para as vagas remanescentes são abertas novas inscrições. Para este momento, os alunos que tem interesse em se inscrever podem ou não ter realizado a prova do Enem. O único requisito é ter concluído o ensino médio. As vagas deste momento são as que sobram, por isso não há muitas opções de cursos e instituições. Ao se inscrever nas vagas remanescentes o aluno terá dois dias úteis para ir até a instituição de ensino escolhida e realizar sua matricula. Caso não faça isso, sua inscrição é automaticamente cancelada.

Datas inscrições Sisutec

O Sisutec abre suas inscrições no início de cada semestre do ano, geralmente nos meses de março e agosto. Fique atento ao período de inscrições do Sisutec e não perca a oportunidade de realizar um curso técnico.

Sisutec Cursos 2016

No ano de 2014 o Sisutec beneficiou mais de 300 mil alunos. Para 2016, os números devem ser ainda maiores. Para 2016, o governo pretende aumentar o número de vagas, bem como o número de áreas de atuação e as instituições parceiras do Sisutec. Fique atento ao processo de inscrição do Sisutec 2016 e não perca a chance de realizar um curso técnico gratuito através do Sisutec.